Biografia de Targino Gondim

Targino Gondim nasceu na cidade pernambucana de Salgueiro, mas aos dois anos de idade, para fugir da seca, a família Gondim se mudou para Juazeiro, na Bahia. Foi então que aos 12 anos começou a tocar sanfona, levando a alegria do forró pelas festas do bairro Santo Antônio e do resto da cidade de Juazeiro, nascia ali o sanfoneiro, cantor e compositor Targino Gondim.

Targino foi aos poucos ganhando reconhecimento no cenário musical do Nordeste. Mas foi em 1999, com o lançamento de Esperando da Janela, álbum homônimo à música que virou sucesso na voz de Gil, que ganhou ainda mais notoriedade. Com a participação nas filmagens do longa brasileiro, “Eu, Tu, Eles”, nascia a parceria entre Targino e Gilberto Gil. Targino foi lançado no mercado nacional através do CD Dance Forró Mais Eu, em 2001. Em 2002, ainda com o apoio de Gilberto Gil, lançou um novo álbum Toca Pra Nós Dois. Em 2001 ganha o GRAMMY com “Esperando Na Janela” e ainda o Troféu CAYMMI.

18 CDs – Desde 1996, ano em que lançou o primeiro CD Baião Novo, Targino não parou mais. De lá pra cá são 18 CDs e dois DVD lançados, muitas vezes com mais de um lançamento por ano. Em 1999, por exemplo, o processo criativo e produtivo intenso resultaram em dois trabalhos, Esperando na Janela e As melhores de Targino Gondim; o mesmo aconteceu em 2006 com os lançamentos de Forró pra todo lado e Belo Sertão. O CD/DVD, Simplesmente assim, veio em 2009, mesmo ano em que foi lançado o tão esperado projeto Canções de Luiz, CD premiado em 2010 pelo 21º Premio da Musica Brasileira no teatro Municipal do Rio de Janeiro.

Em 2011, Targino lança mais um trabalho da carreira, Infinitamente. Com canções apaixonadas e uma linguagem diferente. O CD traz como música de trabalho “Que seja lindo esse amor”, composta em parceria por Targino, Teninson Del Rey e Edu Casanova.

“É uma música romântica, como a maior parte do CD, feita em parceria com esses grandes amigos. Ela traz uma linguagem diferente, que vai além do rural. É um xote que, apesar de mais praieiro, não deixa de ter o pé no tradicional”, afirmou Targino. Além dessa música, ele destaca ainda as canções “Infinitamente”, também romântica e que dá nome ao disco, e O “Homem de Aço”, composta por Tato, do Falamansa.

Outro destaque do trabalho é a música Maria Minha, de Targino Gondim e Eliezer Setton. A música foi escolhida pelo mestre Gilberto Gil para compor um CD e agora foi regravada no novo DVD do artista. Esta é a segunda música de Targino regrava por Gil.

Internacional – Durante turnê em Portugal, em novembro de 2007, Targino Gondim gravou especial para o canal – Música Brasil, exibido pela TVTEL da Rede Brasileira de Televisão Internacional (RBTI), para toda Europa. Em 2001 Esperando na Janela ganhou o Grammy Latino de melhor música brasileira.

Festival Internacional da Sanfona – Targino é o grande idealizador do Festival Internacional da Sanfona, ao lado do seu parceiro Celso Carvalho. O evento reúne em Juazeiro (BA) os maiores acordeonistas do país e do exterior. O Festival está em sua segunda edição, a terceira acontece este ano(2012), nas cidades de Juazeiro(BA) e Petrolina-(PE) no mês de Novembro, em homenagem a Luiz Gonzaga.

Este ano Targino vem com o “CANÇÕES DE LUIZ VOL.2″, homenageando o centenário do Rei do Baião.